Tratamento Cirurgico

NEOPLASIA DE CÓLON

A neoplasia de cólon (intestino grosso) ou câncer de cólon é a quarta neoplasia maligna (retirando os tumores de pele) mais comum e a terceira que mais causa morte em todo o mundo. A incidência dessa neoplasia vem aumentando e afeta homens e mulheres principalmente a partir dos 50 anos de idade. Fatores como alimentação não saudável, obesidade e herança familiar e genética estão, dentre outros, associados ao aumento de risco dessa neoplasia.

Os sintomas podem ser vários dentre eles mudança no hábito intestinal (diarreia ou constipação), perda de peso, sangramento nas fezes, dor abdominal e anemia. O diagnóstico geralmente é feito através de colonoscopia com biopsia da lesão suspeita. Exames complementares como tomografia de abdômen e tórax e exames de sangue são realizados para o estadiamento.

O tratamento é individualizado e depende basicamente do estadiamento da doença. Na maioria das vezes é necessária cirurgia para retirada do tumor, sendo possível em muitos casos a cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia).

Avanços na abordagem cirúrgica e medicamentosa (quimioterápicos), bem como detecção precoce através de colonoscopia de rotina, têm possibilitado redução na mortalidade e melhora na taxa de cura da neoplasia de cólon.



Dr. José Tarcísio Dias da Silva
CRM – PE 17231