É uma doença autoimune que acomete o intestino delgado de adultos e crianças, provocada por uma hipersensibilidade ao glúten, que leva ao prejuízo da absorção de vários nutrientes, como: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e malte.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1% da população mundial tem doença celíaca. No Brasil, infelizmente não temos a nossa estatística, mas estima-se que 2% da população brasileira seja celíaca. Os indivíduos que têm maior predisposição à doença são os familiares de pacientes celíacos e aqueles com outras doenças autoimunes (diabetes, tireoidite etc.).
Sintomas: gases, flatulência, náuseas/vômitos, dor abdominal, diarreia, perda de peso, déficit/retardo crescimento, irritabilidade, queda de cabelo, lesões de pele (dermatite herpertiforme), dentre outros.
Diagnóstico: uma vez que se suspeita de doença celíaca, o paciente precisará de uma endoscopia para realização de biopsia do intestino delgado e também exames de sangue (anticorpos para doença celíaca). Algumas vezes são necessários exames genéticos para a confirmação do diagnóstico. O tratamento consiste em dieta sem glúten.
Dra. Daniela Knetch
CRM-PE 11737