TRATAMENTOS ClÍNICOS

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA

Doença crônica caracterizada pela infiltração de eosinófilos na parede do esôfago. Tem sido atualmente cada vez mais diagnosticada em pacientes com dificuldade para engolir, ou que evoluem com impactação de alimentos, dor torácica e/ou azia.

É mais frequente em jovens entre 30 a 40 anos e do sexo masculino. Tem causa atribuída a fenômenos alérgicos e/ou imunológicos. Por isso é comum sua associação com outros processos alérgicos em um mesmo paciente, destacando-se rinite alérgica, asma e alergias cutâneas e alimentares.

Para diagnosticar a doença é necessário o quadro clínico compatível, achados endoscópicos e histopatológicos através da coleta de material da mucosa esofágica durante o exame de endoscopia digestiva. O tratamento tem como principal objetivo o alívio dos sintomas e a prevenção de complicações, sendo a mais grave a estenose do esôfago. Para isso podem ser utilizadas dietas de exclusão de alguns alimentos potencialmente patogênicos, uso de medicações para supressão ácida e uso de corticóides/imunomoduladores.


Dra. Erika Freitas
CRM-PE 11488