TRATAMENTOS ClÍNICOS

HEPATITE B

A Hepatite B é uma doença provocada pelo vírus da Hepatite B, que, quando se torna crônica, pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. O vírus B pode ser transmitido pelo contato sexual, da mãe para o bebê durante o parto ou pelo contato com sangue contaminado, como pode ocorrer pelo uso de material não descartável ou mal esterilizado.

Logo após a infecção, os pacientes podem ter sintomas inespecíficos como febre e náuseas, e em alguns casos icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas). A maioria das pessoas infectadas na idade adulta cura a infecção espontaneamente, mas cerca de 5 a 10% dos casos podem se tornar portadores crônicos, sem desenvolver qualquer sintoma e só descobrir a doença após muitos anos, por isso é importante fazer o teste.

Por ser um vírus difícil de combater, o tratamento com antivirais visa inativar o vírus para que ele não cause danos, sendo um tratamento prolongado. Com o vírus inativado pela medicação, os pacientes podem levar uma vida normal e sem sintomas, caso a doença seja identificada precocemente.


Dra. Ana Beatriz Sacerdote
CRM-PE 19243