A cirrose hepática é uma doença provocada por uma inflamação crônica do fígado, que leva à substituição do tecido normal por um tecido fibroso, alterando a estrutura e funcionamento do órgão. É uma doença que se desenvolve lentamente ao longo de anos.
Pode ser causada por diversas patologias, sendo as mais comuns hepatites virais, abuso de álcool, esteatose hepática, doenças auto-imunes e doenças mais raras como hemocromatose, doença de Wilson, deficiência de alfa-1-antitripsina e alterações vasculares.
A apresentação clínica é muito variável e depende do estágio da doença. Em fases iniciais pode ser totalmente assintomática e em estágios avançados pode evoluir com icterícia, ascite, hemorragia digestiva e alterações do comportamento.
O paciente portador de cirrose hepática deve fazer acompanhamento regular com o especialista, para controle dos sintomas e prevenção das complicações. O tratamento definitivo é o transplante de fígado, que é indicado nos estágios avançados da doença, quando se instala a insuficiência hepática.
Dra. Lilian Rose Maia Gomes de Araújo
CRM – PE 18181